EXPEDIÇÃO AMAZÔNIA 2017
Na expedição realizada em agosto de 2017 para a região da bacia do rio Solimões, o Município de Manacapuru, que dista 100km de Manaus por terra, foi o ponto de destino. Essa viagem permitiu acesso a algumas comunidades ribeirinhas que, a seguir, serão detalhadas.
Esta fase se deu a partir do fomento para dois grupos de pesquisa: o SISCON (pesquisas sobre sistemas construtivos contemporâneos) da UPM, patrocinado pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa – MACKPESQUISA e coordenado pela Profª. Dr.ª Célia Regina Moretti Meirelles, e o grupo intitulado Interação (pesquisas a respeito de inovação social e a saúde nas comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas) da UFAM e liderado pela Prof.ª. Dr.ª Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves com bolsa CAPES, por concessão parcial.
Integrar o conhecimento adquirido pelo grupo de pesquisa SISCON “Sistemas Construtivos na Arquitetura Contemporânea”, da FAU MACK, com o grupo de pesquisa “Interação” UFAM tornou-se ponto de interesse e de satisfação a todos os pesquisadores. A partir da ação realizada pelas duas instituições, a expedição estabeleceu uma série de objetivos no sentido de diagnosticar a situação da população ribeirinha, seu modo e qualidade de vida.